Guia Plus Size Para Festas
Finalmente, né minhas maravilhosas!? Vocês sempre me pedem dicas para quem veste números maiores. Dar dicas para alguém se vestir não é tão fácil quanto parece, dar dicas para várias pessoas em um texto só é mais complicado ainda. Por isso entendam, tudo isso é relativo. São dicas e não regras. O que pode servir para você pode não ter nada a ver com as questões da colega. Mas, baseado na maioria das dúvidas das minhas clientes e leitoras, tentei colocar aqui alguns truques - e também o que não fazer – que ajudam muito na hora de nos arrumarmos. Algumas “regrinhas” são básicas e funcionam para todas: - Estampas, texturas, cores claras, qualquer coisa que chame atenção, use na parte do corpo que você gosta, onde você quer evidenciar. - Cores neutras e escuras, tecidos lisos, use onde você não quer chamar atenção. - Sapatos que não fecham no tornozelo sempre alongam, se for nude então, melhor ainda. - Sapatos escuros que fecham no tornozelo ou botas/coturnos que tenham o cano na metade da canela encurtam a silhueta, você parece ter pernas pequenas e consequentemente ser mais baixa. Escolha botas sem cano ou use com meia ou calça da mesma cor. - Jeans claro tem o efeito de aumentar, dar volume o escuro “emagrece”. - Look monocromático alonga a silhueta. - Cala flare alonga bastante, principalmente se for de cintura alta. - Sobreposição, com casaco aberto sempre nos faz parecer mais magras. Mas, também separei dicas e inspirações de vários estilos, para todos os tipos de ocasiões. Vejam minhas indicações para vocês: Churrasco casa de amigos/Família Aposte em peças lisas com peças estampadas, peças confortáveis mas com aquele toque fashion, fazendo o estilo “comfy”, afinal é uma ocasião descontraída e que o conforto é a prioridade. Jeans também é sempre uma ótima! Lembre-se que roupas largar ou muito “tampadas”, tentativas de esconder ou não marcar o corpo podem dar errado e acabar parecendo que você é bem maior, mais séria, mais velha do que realmente é. Portanto, use o bom senso como sempre, e não tenha medo de peças mais curtas, cavadas, justas... Use o tamanho certo para você, nem maior, nem menor.
>> Cuidado! Eu amo mix de estampas. Mas neste caso apesar de ser a mesma cartela de cores como geralmente indico, nenhuma das duas estampas valorizou a modelo, pois ambas dão um efeito de volume. E com esse cinto preto (com textura, largo) então... “quebrou” a silhueta, dando a impressão de ser ainda mais baixa e com seios muito grandes e ombros bem largos em relação ao quadril. O que o coturno, que amo também, só piorou, continuando esse efeito de encurtar a silhueta. Ou seja, muita coisa bacana que juntas não a favoreceram de maneira nenhuma.
Barzinho/Restaurante Vestidos, saias são super femininos e uma ótima opção para sair da calça jeans de sempre. É confortável, elegante, moderno, sensual, delicado... São realmente meus looks preferidos e ideais para ir jantar com o boy, happy hour com as amigas, confraternização da empresa, etc. Os modelos lápis e midi favorecem muito (Kim Kardashian que o diga, né?), dá um efeito violão, escondendo o que a gente não gosta (barriguinha, culotes, flancos) e realçando os seios, cintura, bumbum... E pode ser usado com salto, tênis, rasteirinhas, mules, etc. Mas, o melhor é com algo que não amarre no tornozelo (por exemplo, no último look, é perfeito! Porém, imagine com o scarpin branco mesmo, mas sem a amarração no tornozelo... ficaria mais elegante e iria parecer que ela tem pernas mais longas) e sapatos nudes, assim alonga a silhueta. Só que essa não é a única opção, saias rodadas também são muito interessantes. Mais curtas, mostram mais as pernas e dão um charme ao look e marcando bem a cintura também traz esse efeito “8”, deixando ombros e quadris da mesma largura e afinando a cintura. Por último, mas não menos importante, para quem realmente não se sente bem com as pernas de fora, uma ideia ótima é o macacão, que traz a mesma elegância do vestido, mas com o conforto da calça. Escolha um que marque a cintura e tenha decote em “V”. Usado com salto (se a barra não ficar curta) vai parecer que você tem alguns centímetros a mais. E se quiser ousar mais, escolha um estampado. Mas, jeans, liso... todos ficam ótimos, desde que tenha modelagem um pouco mais soltinha.
>> Cuidado! Estamos falando bastante sobre marcar a cintura, né?! E “calça preta + scarpin preto não tem como dar errado”... Não há regra! Esse look tem tudo isso e ficou, na minha opinião, um desastre. Como eu disse antes – não se escondam de baixo das roupas. Roupas servem para destacar sua beleza, mostrar seu bom gosto e sua personalidade, use roupas do seu tamanho! – Essa moça é mesma da foto a cima, a primeira modelo, mas não parece. Ela continua linda, mas parece tímida, parece desleixada, além de uma barriga e um quadril que ela não tem.
Balada Produção para balada são as melhores, mais diferentes e onde você pode abusar das tendências! Leve em consideração o tipo de ambiente (tem vários tipos de baladas, né? Alternativa, Sertaneja, eletrônica....), o seu estilo pessoal e seu humor/mensagem que quer passar no dia, você vai conseguir montar exatamente o look que deseja e vai se surpreender. O cirré (ou couro ecológico) é A cara de balada, né?! Seja em saias, vestidos, calças ou blusas... é sempre certeiro! Por isso ele está em todos os nossos looks inspiração, rsrs e reparem na versatilidade deste tecido: as produções ficaram completamente diferentes. Com xadrez ficou incrível e bem a cara do inverno. Mas pode ser usado em qualquer estão, usado com peças florais, tecidos mais leves. A calça saruel é uma peça considerada por muitos como algo que só pode ser usada por pessoas magras. Mas, não mesmo, se combina com seu estilo... Use. Você pode usar como na foto, com t-shit e tênis ou com uma regata justinha e salto. Esse truque da jaqueta - principalmente esse modelo, o “perfecto”, que sem dúvidas é a primeira que nos vem à cabeça quando trata-se de jaquetas de couro, aquela que sempre aparece nos motociclistas e bad boys dos filmes (minha preferida). Ela tem como características: lapela grande, fechamento transversal por zíper, bolsos também fechados por zíper, corte que valoriza a silhueta. – “Corte que valoriza a silhueta”, aí que eu queria chegar. O short de cirré também é maravilhoso, já começa pela cor e pelo tecido, né?! Mas gosto bastante também pela versatilidade. Essa combinação com t-shirt e maxi tricô fica sensacional! Simples de montar, porém causa Aquele impacto. Abuse dos acessórios. E por fim, outra queridinha, a calça de cirré. Ela é sexy, deixa a gente magra e como é bem justa deixa Tudo no lugar e se for de cintura alta, alonga mais que qualquer outra. Prepare-se para ficar muito gostosa. Aviso dado. Gosto dessa versão da foto, que foge da pega pegada sexy e vai mais para comfy, com essa botinha da mesma cor, uma camisa maior, um tricô, um maxi cardigã, moleton, suéter ou até camiseta do boy... Fica maravilhoso. Mais uma vez, acessórios fazem a diferença. [endif]
>> Cuidado! Jeans + animal print é uma combinação muito boa, mas dessa vez não deu certo. A escolha do jeans claro já da volume à silhueta e o vestido podia ser um pouco mais curto, para valorizar as pernas. Mas o principal problema desse look é a blusa de oncinha amarrada na cintura, deu muito volume na região que geralmente a gente quer disfarçar – barriga e quadril, imagina esse look de costas. Se fosse um vestido midi tubinho de oncinha com uma jaqueta jeans amarrada na cintura, ou seja, o contrário, teria ficado ótimo. E a sandália também não foi a melhor escolha. Enfim, sem essa cardigã amarrado na cintura, o look não seria meu preferido, mas estaria totalmente ok. [Essa é mesma modela da foto de cima, comparem.]
Casamento/ Formatura Festas que pedem vestidos longos são as que você tem a oportunidade de ficar mais deslumbrante que nunca! Não tema. Porém, realmente é algo que precisa ser pensado, experimentado... Leve em consideração o tipo de ocasião, horário, local, e mais uma vez, seu humor/mensagem que você deseja passar naquele dia. Separei como inspiração modelos que marcam a cintura e valorizam o colo, os seios e os ombros e não chamam muita atenção para o quadril. Essa é a principal dica. E sempre tenha cuidado para o vestido não ficar curto ou mal ajustado.
>> Cuidado! MAS, ao marcar a cintura se essa faixa estiver apertada demais ou o vestido tiver muito volume logo a baixo a cintura, pode ficar parecendo que você está grávida. Experimente, olhe bastante no espelho, tire fotos... E principalmente, sinta-se 100% linda, elegante e confortável. Ninguém merece pagar caro em um vestido desses para na hora da festa ficar desconfortável.
Festas Durante o Dia Para festas durante o dia que não sejam tão formais quanto um casamento, mas também nem tão descontraídas quanto um churrasco, o que usar? Mais uma vez as saias e vestidos lápis e midi são ótimas indicações, pois trazem sofisticação, feminilidade, elegância e um toque de sensualidade totalmente na medida. Ao contrário de um jeans que ficaria básico demais ou de uma longo (a não ser que fosse de tecido leve, floral, usado com rasteirinha) que ficaria chic demais. Cores claras, rendas, estampas, texturas e sandálias claras sempre funcionam muito bem. O primeiro look é um vestido que veste maravilhosamente bem, dando aquele efeito violão e de muito bom gosto, com um fundo nude e transparência, uma cor lindíssima e no quadril um falso recorte que dá a sensação de afinar. Assim, o vestido chama atenção para a parte de cima e para barra. Combinado com uma sandália meia pata nude que deu um pouco de peso à produção. O segundo um vestido que tem um efeito sensacional, tendo estampa apenas no meio e as laterais e costas liso, preto. Esse vestido tira o foco das laterais, aparentando ter apenas o centro do corpo, ou seja, “perdemos” medidas instantaneamente. É um tubinho um pouco mais soltinho do corpo e pode ser combinado com uma gladiadora, por exemplo. O terceiro um vestido bem básico, mas com textura, cortes e cor incríveis. Esse é para para quem não gosta de chamar atenção, não dispensa o conforto, porém tem bom gosto e mostra isso nos detalhes. O quarto é um conjunto muito lindo trabalhado em cores pastéis, estampa, renda, babado.. Que ficou muito romântico e ao mesmo tempo valorizou as curvas sem ficar deselegante ou vulgar.
>> Cuidado! Sabe quando você dorme na casa da amiga e por algum motivo ela precisa te emprestar uma roupa? Geralmente fica ou pequena ou grande demais? E não sei o porquê sempre é uma roupa antiga... É isso que está parecendo. Que ela pegou uma roupa de outra época e emprestada. Então, é floral, tem estampa só no meio, mas está bem ruim. Lembram o que eu disse sobre a roupa do tamanho errado deixar parecendo velha e/ou mal arrumada? Pois é. Esse vestido teria que ser um pouquinho mais curto, mais justo (olhem as mangas como estão desajustadas, sobrando)e sem dúvidas sem essa bota.
Espero que tenham gostado das dicas, qualquer dúvida, sabem onde me encontrar. E lembrem-se: Não existe regra que não possa ser quebrada; use o bom senso (e o espelho), mas seja generosa com você, tire uma foto e pense se você visse aquela sua amiga estilosa vestida assim, o que acharia? Esqueça as tendências, pense no que você gosta e no que faz você se sentir bonita, assim você estará bonita. Ah! E usar esses truques não é vergonha nenhuma, ok?! O que vemos nas revistas, nos blogs, no instagram... é tudo truque. Seja para parecer mais magra, mais alta, mais “corpão”, mais malhada... Sabe maquiagem que usamos para realçar o que gostamos e esconder o que não ta muito bacana? É exatamente o que esses truques fazem no nosso corpo. Conhecer seus pontos fortes, admirá-los, explorá-los... É o máximo. Você vai colocar para fora, mostrar para o mundo a mulher incrível que você é. Seja incrível. Seja a melhor versão de você mesma, sempre. Por e para você. (Fotos: Pinterest.)
[endif]