top of page

Como Fazer Sucesso no Instagram? Eu Não Sei, Mas Estou Fazendo. #EuBlogoTuBlogas1


Hoje, o nosso primeiro #EuBlogoTuBlogas está perfeito para quem está querendo usar o instagram como ferramenta de trabalho, mas não sabe como fazer. O publicitário e escritor (e meu marido <3 ), João Paulo Ferreli, ensina! "Calma, eu explico! Para começar, sucesso depende do que você tem como objetivo. Eu posso dizer que estou tendo sucesso, uma vez que meu objetivo é atingir cada vez mais pessoas com a minha arte. Minha meta inicial era chegar a mil seguidores. Hoje a minha meta é ter 10K. Só isso, João? Calma, lá, eu ainda estou no primeiro parágrafo, nos primeiro 6 meses de conta, e já consegui dobrar a minha meta. 4 VEZES. De mil para 2 mil, de 2 mil para 4 mil e, opa. Desculpa gente, sou de humanas. Mas vamos ao que interessa, porque esse parágrafo que fala sobre mim já está indo longe demais. Vamos para o próximo. Sobre mim.

É que não tem como falar do meu insta sem falar de mim, afinal ele leva o meu nome e é totalmente autoral. Então não se trata de egocentrismo, pelo contrário, eu só acho que este trabalho ainda não é importante o suficiente para ser comentado por outras pessoas. Mas eu chego lá. Afinal, você está aqui firme e forte, me lendo enquanto tem tanta coisa interessante aqui no Blog da Day.

Tenho 27 anos, sou publicitário e poeta. Publicitário há 5, poeta há 27. Claro que só descobri isso mais tarde, na escola e depois disso, me dispus a estudar muito a respeito. Em 2008 comecei com um blog e hoje trabalho no projeto do primeiro livro. No final de 2015 comecei a escrever diariamente e publicar no @joaopauloferreli. Hoje tenho pouco mais de 7 mil seguidores ativos e alguns poucos ghosts.

Agora que você sabe sobre mim, e minha história, eu posso falar sobre sucesso no instagram. Eu me espelho em muita gente boa que já atingiu um certo patamar, não só de seguidores, mas de engajamento. Como falei antes, sobre objetivos, o meu é claro, quero impactar as pessoas, causar identificação. Me alegra ler comentário de pessoas que se veem no que eu escrevo. Por isso, o número de seguidores e de curtidas nesta plataforma, pra mim, precisa vir junto com um número grande de comentários positivos a respeito do que eu escrevo e a diferença que isso faz na vida de quem me lê. Só quem já ouviu um "nossa, essa frase mudou meu dia.", sabe do que eu estou falando.

Para que este texto não fique longo, eu vou topificar aqui algumas dicas, muitas delas aprendidas com a minha querida esposa, proprietária deste blog. Esses conselhos podem não servir para todos os nichos, mas pelo menos um deles vai mudar seu jeito de pensar a rede social.

Conheça seu público. Saiba quem são as pessoas com quem você quer se conectar. O Facebook e o Instagram possuem algoritmos que determinam para quem vai ser mostrado cada tipo de post patrocinado. Se você não vai patrocinar seus posts, terá que trabalhar na unha. Conhecer os hábitos do seu público, para entender os melhores horários para publicar seu conteúdo.

Interaja com seu público. Quem está alí curtindo seu conteúdo, comentando o que você diz, quer reciprocidade. Tente responder a todos, enquanto conseguir, em seguida responda de uma maneira generalizada, mas marcando o @ dos usuários que comentam. Eles vão se sentir mais próximos e mais ligados a você e ao que você posta.

Não esqueça que seu instagram existe. Isso é como esquecer que seus seguidores existem, afinal eles estão lhe seguindo para ter atualizações suas na timeline deles. Entregue o que o seu público espera. Dê importância para as expectativas deles, pois isso gera a reciprocidade da qual eu falei aqui.

Escreva com o coração. Clichê? Pode até parecer. Mas uma coisa lhe digo, se você fizer o seu trabalho com o carinho que eu faço, com boas intenções, escrever de forma empática e sincera, vai por mim que você tá na caminho certo porque, se você não conseguir os seguidores que você espera, na velocidade que você espera, pelo menos você estará fazendo o que gosta, o que já é uma delícia de motivação.

Evite ser/ter ghost. Não adianta seguir um milhão de usuários ou quantos o instagram lhe permitir seguir, se você não curte o que seus seguidos postam. É como eu disse no tópico anterior, você não tem que estar lá apenas despejando seu conteúdo, senão não há diferença entre o que você faz e uma mídia unilateral. Você está na rede social para socializar. Entregar sim, mas absorver o que ali tem de bom. Os perfis que você segue também merecem curtidas/comentários. Não seja egoísta, jovem. Como eu já disse em um post lá do meu insta: Like gera like.

Obrigado, minha querida pelo espaço cedido para minhas palavras e obrigado, leitores do Blog Dicas da Day pela leitura. Voltem sempre!" É muito bom ler algo no meu próprio blog! rs Estava ansiosa para começar essa coluna por aqui e minhas expectativas foram superadas. Adorei as dicas! E vocês, gostaram? Deixem suas dúvidas e sugestões, o João e eu iremos responder. Até próxima, queridos! <333

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page